sábado, 17 de novembro de 2012

MOMENTOS

"[...]esse amanhecer mais noite que a noite." (Carlos Drummond de Andrade)

A noite é tão escura que a Alva não procura um raio para brilhar.
As pessoas com quem ando jamais contariam de onde vem essa dor. Horrível seria querer rimar com amor. Gargalho dessa comparação pobre, quão pobre é o pensamento em vão. Vão da inexistência, aquele das brechas que abrimos para as trevas entrarem e incharem as dúvidas cerebrais.
O medo vagueia em labirintos de enganos solidários.
E quando nem o amanhecer amanhece e os pseudos amigos te esquecem?
Nesse país nem guerra há, para poder se engajar e viver em perigo real.
Essa calmaria me anoja, sinto náuseas, enfraqueço; as horas não passam. Só os escuros obscuros aos olhos de visões antigas amanhecem coloridos.
Quero acender um cigarro, beber algo bem forte, mas lembrei: não bebo, nem fumo.
A noite tornou-se mais escura e teimou em amanhecer.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012




Iº.Festival das Nações - Shoping 26 de Agosto - Aida Domingos e Nena Sarti


 Seu Manuel da gaita
 Oficinando poesia
 Osvaldo de Sandre - poeta e Conselheiro da ALB/MS
Poesia contemporânea: Veloz e perigosa




 Noite de lançamento livro: Roteiro da Liberdade de Vanda Ferreira.



sábado, 6 de outubro de 2012

DIAS


Sempre entendi a vida como ciclos, anos especiais, sonhos realizados e outros perdidos, o vai e volta, o ir e o devir; porém há momentos em que abre-se um portal suspeito a nossas convicções e nos vira de cabeça para baixo. Estou me sentindo assim. E nem peço socorro. Esquisito!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PARA COMEÇO DO FUTURO

O concurso "Cidades Um Novo Olhar" está em sua segunda edição e aumentando o número de participantes, porém ainda assim modesto para maiores voos.

Esse ano conseguimos reunir um número razoável de candidatos e é assim mesmo. A semeadura literária requer medidas homeopáticas e regada com um carinho muito especial.

Aos que participaram da Edição 2012 só temos que agradecer e elogiar (as crônicas, poemas e pensamentos estavam ótimas) e já convidar para os próximos concursos que virão.

A premiação como consta no Regulamento serão Certificados de partipação, os quais remeteremos assim que a gráfica nos entregar a arte final.

A todos o nosso muito obrigada e mais uma vez parabéns.

CONCURSO CIDADES UM NOVO OLHAR

 CONCURSO "CIDADES UM NOVO OLHAR"


1º. Lugar: Uma Rosa para Dália - Reginaldo Costa
                   Albuquerque;

2º. Lugar: Campo Grande Bela e Punjente - Edsom Amorim de
                   Souza;

3º. Lugar: Citadina Impressão - Roque Aloisio Weschenfelder;

4º. Lugar: Alô Campo Grande - Nikolas Torres Duarte;

5º. Lugar: Novos Olhares - Robinson Silva Alves;

6º. Lugar: Aconchego Morena -Ana Paula da Silva;

7º. Lugar: Campo Grande Linda Cidade Morena - Edson
                   Amorim Souza;

8º. Lugar: Cidade Morena - Robinsom Silva Alves;

9º. Lugar: Uma Terra - Robinsom Silva Alves;

10º. Lugar: Despertar Campo-Grandense - Reginaldo Costa
                     Albuquerque.

CONVITE POSSE ALB/MS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FALTAM 19 DIAS PARA O GRANDE MOMENTO

A Academia de Letras do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul está prestes a apresentar aos campo-grandenses mais uma opção de literatura e cátedra.

Estaremos recebendo no dia 25/08/12 em homenagem aos 113 anos de Campo Grande, cinco municípios e o Estado do Mato Grosso em uma apresentação solene e formal para diplomarmos mais de 50 novos imortais.
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL - ALB

Primeira Academia Mundial da Ordem de Platão - Politicamente Ativa

Organização Internacional de Cultura
ACADEMIAS ATIVAS POLITICAMENTE

MÁXIMAS DA ORDEM DE PLATÃO
Mário Carabajal Lopes- Presidente Nacional

Maria Helena Sarti – Presidente seccional Mato Grosso do Sul

Os objetivos máximos da Academia de Letras do Brasil encontram nos títulos e diplomas de seus Membros, antes de solenidades e glórias como objetivos, a União da Classe Literária do Brasil e América do Sul. Busca a coesão dinâmica e comprometida dos escritores a partir da União das Academias de Letras do Brasil e extensões internacionais, com fim a urgente promoção de redimensionamento e mesmo redirecionamento do curso histórico de corrupção, irresponsabilidades com o erário público e toda ordem de injustiça social vivida na América do Sul e mesmo no Mundo. Com retrocessos à ordem democrática de preocupantes projeções. A história civilizatória humana não tem fim e todos nós somos meio. Não pode a classe literária se fazer coadjuvante sob pressupostos telúricos de incidência histórica. São os escritores que assinam, em todos os momentos difíceis da história Mundial, o documento norteador de novas perspectivas, de luz à construção organizacional e estrutural civilizadora Humana. Exemplo maior, sempre atual em Platão, como as bases jus naturalistas do direito natural, evoluindo ao positivismo.

A ALB é uma entidade cultural politicamente ativa. A primeira academia Mundial da ORDEM DE PLATÃO, para o qual, a solução dos desafios sociais e dentre eles a corrupção, antes de se alijar convidados, isto sim, faz-se necessário que os pensadores se detenham em imaginar máquinas politicamente adequadas à natural evolução e crescimento da complexa densidade demográfica humana. Novas formas de relação, distribuição e geração das riquezas devem ser criadas e difundidas. Bem como, o redimensionamento dos mercados financeiros e ideológicos, focando-se no bem viver humano e relações sociais, harmonizando-se com a natureza e demais espécies animais. Por fim, decisões público-administrativas assertivas, apoiadas em pressupostos científicos, sempre abertos à inferências evolutivas. PLATÃO orienta para que se promovam constantes atualizações da máquina estatal, técnica e política. Eis o axioma da Ordem de Platão incorporado pela Academia de Letras do Brasil: “Do ontem e do hoje, resta-nos o amanhã.”

Entidade com importância para representar o município e o Estado no circuito nacional e internacional em termos culturais, políticos, científicos e turísticos, uma vez que se preocupa com a cultura de cátedra.

A Diretoria pró-tempore de Mato Grosso do Sul empenhou-se nesses dois anos de formalidades a serem executadas para entregar aos campo-grandenses e sul-mato-grossenses o que há de bom no âmbito da cultura.

Campo Grande, MS, 06 de agoto de 2012.













quarta-feira, 9 de maio de 2012

AS QUE SÃO NOBRES


Lady ficou conosco por seis meses. Era Lady, precisava partir. Quando minha amiga comentou que não aguentava a dor da perda a compreendi. É enorme o vazio que elas deixam. Será que estamos voltando à forma absoluta dos instintos ou eles estão evoluindo ao ponto de nos cativar como a raposa do Pequeno Príncipe?

Não, não somos velhotas bobas dando importância ao que não é tão devido como pensam os humanos normais. é dor de verdade, senhores! É saudade. É vontade de vê-la sorrindo, bagunçando, rasgando roupas, fazendo buracos, buracos, buracos no quintal.

Lady estava construindo um lugar só dela em uma das pilastras de nossa garagem. Quando achamos o seu esconderijo as lágrimas derramaram forte. E homem que não chora por que é durão esfrega os olhos para tirar o pó que se instalou e não quer sair. Depois de lavados e guardado os brinquedos de nosso bebê, os olhos permaneceram vermelhos por um bom tempo. Eta poeira danada, dizem os homens. E as mulheres choram mais ainda por saberem que podem chorar e serem chamadas de tontas, isso alivia um pouco o amargo da boca.

E o tempo fica nublado de repente. Seria o sol se escondendo para nos acarinhar?

sábado, 31 de março de 2012

PÃO

Com unhas pintadas de cor-de-rosa, encontrei a cozinha. Modelei pão de trigo lembrando-me de madrinha Rita. Saboreei o cheiro do pão de trigo que saía de seus olhos gentis. Corpo, alma e espírito virgens. Cara limpa, casa limpa, aroma do café e pão bonito.

- Por que nunca se casou madrinha Rita?
- Carece não fia. Homem é bicho ruim, tal qual graxaim, quando entoca ninguém mais tira. Tome cuidado fia! Você é muito bonita, cabelos compridos feito manto de santa, coxas roliças. Homem não ama mulher, toma posse.

Durou pouco madrinha Rita. Cancêr no útero. Ironia do senhor do destino. Fechou os olhos sorrindo, um longo suspiro e só. Devota de Santa Rita. Vida semelhante com a da Santa.

Não chorei com a morte de seu corpo. Anjo não morre, translada.

Quando se tem dezesseis anos e coxas grossas não se ouve conselho de madrinha, o que depois é lamentado.

Nossa passagem por esse planeta deveria ser o inverso: nascer velha e morrer moça para poder entender coisas.

7horas 45 minutos, tempo para tirar o pão do forno.

Pão ficou bonito. Esmalte cor-de-rosa das minhas unhas desmaltou.

Benção madrinha Rita! Aqui a saudade recebeu fermento!

(Caderno de Ponderações - 2007- Adelthy Lydia - heterônimo de Nena Sarti)

segunda-feira, 5 de março de 2012

O que há de bom é para ser apresentado

As Unidades de Pronto Atendimento em Campo Grande – UPAS


“Daí a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus”.
 Essa frase tão conhecida é merecida no momento da minha ida ao UPA da Vila Almeida. Era mais ou menos uma hora da manhã, acordei com falta de ar, dores no peito e cabeça. Corremos para o UPA. Chegamos às duas e fomos atendidos em menos de cinco minuto.
Quando entrei na enfermaria, a enfermeira Janaina tomou as precauções necessárias levando o meu quadro clínico ao médico de plantão.
Em minutos levaram-me até a emergência, na qual a equipe do Dr.Rodrigo Oliveira: Bruno, João, Suemar e Roseli – Técnicos de enfermagem - trataram-me muito bem. Parecia que estava em uma clínica particular de alto nível. Médico excelente, auxiliares atenciosos, equipamentos à mão e remédios.
Permaneci na emergência das 2horas até 8horas da manhã do outro dia. Atenção continuada.
Não poderia deixar passar em branco esse acontecimento, posto que passamos dias e dias vivenciando o caos da saúde brasileira, as reclamações, as mortes nas filas, a falta de medicamentos; a falta de médicos, etc, etc.
Eis o porquê da frase inicial. Precisamos reclamar quando não há resposta aos impostos que pagamos, agora quando sentimos o retorno é necessário anunciar a todos e dar nomes para que a população possa pelo menos vez em quando aplaudir esses heróis
anônimos que entendem o seu verdadeiro papel em prol da comunidade.
Hoje, estou bem de saúde e feliz, porque uma equipe do UPA pertencente ao Governo Municipal da Cidade de Campo Grande - gestão Nelson Trad Filho - cumpriu o seu trabalho a contento.
Campo Grande, 05 de março de 2012.


Maria Helena Sarti
Escritora, poeta, educomunicadora - cidadã campograndense com  orgulho.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Caderno das Grosserias - Visão ùnica


  O Projeto é antigo. Até já havia começado umas linhas, mas o caderno sumiu, ou melhor escondeu-se na biblioteca.
   Aqui em casa os livros e outros pequenos objetos tem uma mania constante de esconderem-se. Não sei se de mim ou deles mesmo.
   Estou querendo escrever com características de diário, 1ª. pessoa, só que não necessariamente serão histórias vividas por mim. Quem conversará com vocês será uma(um) personagem.
   O motivo e a motivação de escrever não tem motivo, apenas gostamos de relatar cenas que vivenciamos, ou às vezes por encantamento pousam em nossos pensamentos.
   São momentos alegres outros nem tanto. O tom da voz, o jeito de falar, o olhar no canto dos olhos, o rançoso, enfim as indas e vindas da vida, só para fazer um balanço.
   Agora refleti no seguinte: - Será que isso de contar as grosserias dos outros não será uma grosseria?
Vou pensar no assunto.


31 de maio de 2012:

Pensei no assunto.
Vou comentar, sim. As grosserias estão em alta. As bondades estão caducando. Os aplausos são acrescidos de fãs incendiáveis, caso contrário, por que haveria tantas agressões, tanto físicas quanto psicológicas?

Não há mais limites para o palavreado chulo, nomes cabeludos e gestos obcenos, se é que seria necessário ter limite para o grosseiro. E o mais incrível que recebo informações de que as mães (em percentagens mínimas, graças a Deus) apoiam esse filhos "incandecentes". Baseado em que raciocínio?

Ah! A saudade bate, e forte. Acabei de lembrar do poema em que o poeta verseja:
 _ Onde estão todos? E responde:

 _ Estão todos dormindo...

Às vezes me dá essa vontade serena de dormir também.

Seria grosseria abandonar a vida?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

CIDADES UM NOVO OLHAR

Com o tema: “Cidades Um Novo Olhar”, o Consulado da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo, através de sua Cônsul, Região do Imbirussu, Campo Grande, e Diretora de poesia infanto-juvenil em Mato Grosso do Sul, Brasil, Nena Sarti, declara iniciado o Concurso Literário Cidade de Campo Grande – edição 2012.


O objetivo desse concurso é simplesmente colocar a cidade de Campo Grande no contexto nacional e internacional, incentivar a produção de textos literários como forma de dinamização cultural; estimular o hábito da leitura e criação, promover e homenagear autores amadores.


Poderá participar desse concurso qualquer pessoa que seja alfabetizada. A inscrição é gratuita e ocorre automaticamente com o envio do texto.


Para maiores informações e leitura do Regulamento, acessar o blog: http://www.nenasarti.blogspot.com/






Concurso Literário – “Cidades Um Novo Olhar”






Regulamento
A Associação Internacional dos Poetas Del Mundo, através de sua Cônsul, Região do Imbirussu, Campo Grande e Diretora Regional de poesia infanto-juvenil MS, Brasil, Nena Sarti, declara iniciado o Concurso Literário Cidade de Campo Grande – edição 2012.

1 - Objetivos:
o Inserir Campo Grande no contexto nacional e internacional;
o Incentivar a produção de textos literários como forma de dinamização cultural;

o Estimular o hábito de leitura e criação;

o Promover e homenagear a cidade pela passagem do seu aniversário

2 – Participantes:
Poderá participar deste concurso qualquer pessoa alfabetizada.

3 – Inscrição:
A inscrição é gratuita e ocorre automaticamente com o envio do texto.
4 – Tema, quantidade, apresentação e envio:

4.1 – Para efeito desse concurso fica definida a remessa de poemas, crônicas e contos de até duas laudas. Os pensamentos poderão ser até três em uma folha. Usar o Microsoft Word. Formatar em fonte Arial, normal, tamanho da fonte 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 2 cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm.
4.2 – Tema – Cidades Um Novo Olhar.

4.3 – No cabeçalho deverá constar o nome completo do autor (a), idade, endereço e e-mail.
4.4 – O solicitado neste tópico deverá ser digitado no corpo do texto, anexado ao e-mail e enviado até 25 de junho de 2012.
4.5 – No campo “assunto” deverá constar a informação exclusiva: Concurso Literário Cidades Um Novo Olhar - 2012.
4.6 – Cada autor poderá enviar até três textos para o e-mail: nenasarti61@gmail.com

4.7 – Os textos deverão ser inéditos.

5 – Da Comissão seletora:

A comissão avaliadora será constituída por três grupos distintos que elegerão os textos vencedores em duas fases, a saber:

5.1 – Primeira fase: FALA/MS – Federação das Academias de Letras e Artes do MS - selecionará as três melhores crônicas e os três melhores contos. A AFLAMS – Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul selecionará os três primeiros lugares de poesia e pensamentos.

5.2 – Segunda fase: A Diretoria da ALB/MS-Academia de Letras do Brasil-MS, será a responsável pela pontuação de 30 autores para comporem uma futura coletânea.



6 – da confirmação de participação na segunda fase:

6.1 – Após a seleção dos melhores textos, os autores selecionados serão convidados a confirmarem via e-mail, a intenção de prosseguir, remetendo as fichas de autorização para a participação;



ATENÇÃO: Os participantes menores de 18 anos deverão mandar as fichas de autorização via Correios, com a assinatura dos pais e/ou responsáveis, para o seguinte endereço:


Concurso Literário “Cidades Um Novo Olhar"

Avenida 4, nº. 452

Bairro Nova Campo Grande

79.104-270 – Campo Grande, MS.


6.3 – A listagem dos finalistas será publicada no blog: www.nenasarti.blogspot.com em 13.07.2012.


7 – da revisão e resumo biográfico:
7.1 – Quando da divulgação dos textos selecionados em 13.07.2012, todos os autores que comporão a antologia deverão:
a) Reenviar o texto revisado;
b) Juntar um resumo biográfico em no máximo cinco (5) linhas, na sequência do texto, no pé;
c) Caso queira que o texto seja publicado com um pseudônimo literário, declare com clareza no cabeçalho;
d) No cabeçalho deverá constar o título, o nome do autor, e-mail e telefone para contato;
e) Os que desejarem seu e-mail publicado na antologia deverão inseri-lo no resumo biográfico.


7.2 – No campo “assunto” do e-mail deve ser escrito somente: Concurso Literário 2012 – Revisada – nome do autor.


7.3 – O solicitado neste tópico deverá ser digitado no Word, fonte Arial 12, espaço simples – anexado ao e-mail e enviado até 31.07.2012.



8 – da premiação:
8.1 – Os três primeiros lugares receberão troféus, certificados e livros. Os demais escolhidos receberão Certificados de participação.


9 – Autorização para publicação e cessão de direitos autorais:


9.1 – Ao enviar o texto o autor registra obrigatoriamente no corpo do e-mail as três declarações abaixo:


o Declarando conhecer esse regulamento, e estar inteiramente de acordo com o seu teor;
o Declarando como de sua autoria o texto “X”, enviado e assumindo inteira responsabilidade sobre essa declaração;
o Cedendo os direitos autorais para a 1ª. Edição da antologia resultante do evento.
10 – Datas:

02 de março de 2012, início da edição 2012 de Concurso Literário “Cidades Um Novo Olhar” – Campo Grande, MS.

25 de junho de 2012, término do prazo para envio dos textos.



13 de julho de 2012, publicação no site www.nenasarti.blogspot.com listagem de finalistas e dos três primeiros lugares.



31 de julho de 2012, término do prazo de reenvio de textos para publicação na antologia.


OBS: Estaremos anunciando com antecedência por e-mails o local onde ocorrerá o evento de entrega dos prêmios.

11 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Consulado de Poetas Del Mundo Região do Imbirussu, Campo Grande, MS, Federação das Academias de Letras, Artes do Mato Grosso do Sul – FALAMS, AFLAMS-Academia Feminina de Letras e Artes do Mato Grosso do sul e ALB/MS – Academia de Letras do Brasil - seccional MS.

 
Campo Grande, MS, 06 de fevereiro de 2012.


Nena Sarti


Cônsul dos Poetas Del Mundo, Região do Imbirussu, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.


Diretora Regional de poesia infanto-juvenil pela Associação Internacional dos Poetas Del Mundo. Presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Minha amiga leal e sua ninhada



Esta é a Lady, hoje, meu xodó


E dizer que tem gente que maltrata. Jesus! Se é que podemos chamar de "gente".


Aqui a Lady enganou-se de mãe. Esta é a Naná, ela ainda é mocinha.


Descanso... (2 meses)


3 meses, na cama da mamãe... Observem que ela mudou de pêlo, me enganou direitinho.

Clivagens e seus Agentes Incentivadores da Literatura

Clivagens também na Farmácia.
Prorietária da Farmácia Sta Tereza - Maria Tereza recebendo exemplares do Livro para venda no balcão.
É um projeto pioneiro em Campo Grande: Colocar livros em estabelecimentos não convencionais. A aceitação está sendo aplaudida pelos proprietários.

Passeio em Bonito, MS

Nena Sarti e seu querido Santo

Beira do Rio Formoso